sábado, 21 de maio de 2016

Governo do Piauí homenageia 100 maiores empresas contribuintes do ICMS em 2015

Entrega da premiação foi nesta sexta, 20 de maio
Com o apoio da Associação Piauiense de Atacadistas e Distribuidores (APAD), o Governo do Estado do Piauí, através da Sefaz premiou nesta sexta (20), as 100 maiores empresas contribuintes de ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Estado. A solenidade aconteceu no Auditório Helena Souza, no Atlantic City. Confira!!


O evento contou com a presença do governador Wellington Dias e do secretário da Fazenda, Rafael Fonteles, além de várias outras autoridades, como o prefeito de Teresina, Firmino Filho.

As empresas foram premiadas de acordo com a atividade econômica, como automóveis, bebidas/fumo e derivados, comunicação, cosmético, perfumaria e higiene pessoal, eletricidade e gás, hipermercado, supermercado e lojas de departamentos/móveis e eletrodomésticos, material de construção, medicamentos e outros farmoquímicos, peças e assessórios para veículos/bicicletas e outros veículos recreativos, petróleo, combustível e lubrificantes, produtos alimentícios/mercadorias em geral, têxtil e confecções/ótica e transporte e armazenagem.



As maiores empresas de cada região fiscal do Piauí também foram homenageadas. O Estado possui dez gerências regionais: Parnaíba (1ª GERAT), Campo Maior (2ª GERAT), Teresina (3ª GERAT), Oeiras (4ª GERAT), Floriano (5ª GERAT), Picos (6ª GERAT), São Raimundo Nonato (7ª GERAT), Corrente (8ª Gerat), Piripiri (9ª GERAT), Uruçuí (10ª GERAT).


Governador do Piauí, Wellington Dias
"O Estado do Piauí possui um grande potencial e para que esse potencial possa se transformar em desenvolvimento econômico, em desenvolvimento, em geração de renda, precisa dos empreendedores. Nós trabalhamos para que eles tenham condições de exercer bem as suas atividades. O Estado é um facilitador e o crescimento de sua receita garantem atividades em benefícios do povo. É uma alegria muito grande poder homenagear a quem contribui com o Piauí", disse o governador Wellington Dias.


Rafael Fonteles, secretário da Faenda
Para o secretário Rafael Fonteles, a solenidade teve como objetivo mostrar uma maior integração do poder público com a iniciativa privada. “O terceiro mandato do governador Wellington Dias tem se voltado para o desenvolvimento econômico. Esse desenvolvimento só é possível com a indução do poder público, mas com a participação efetiva dos empreendedores, dos empresários do Estado do Piauí”, afirmou, ressaltando o momento de reconhecimento das empresas.

“Essa solenidade foi para reconhecer a importância desses contribuintes, dessas empresas que geram emprego e renda no nosso Estado. Elas precisam estar confiantes no nosso Estado, acreditando em nosso povo e no poder público para poder retomarem seus investimentos contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do nosso Estado”, acrescentou.

No Piauí, o ICMS é o principal tributo responsável pelo financiamento dos serviços públicos. Quem gera ICMS contribui com a segurança pública, saúde, educação, dentre outros serviços essenciais.

“Dos impostos estaduais, o ICMS é o mais importante. Basicamente a arrecadação estadual é de metade do ICMS e metade de Fundo de Participação do Estado. O FPE é derivado da União, a partir do que ela arrecada do bolo nacional inteiro reparte com os estados. O ICMS não. É um imposto local que mais tem a ver com o desenvolvimento, a economia. Por isso esse foi o critério adotado”, concluiu. 



O presidente da APAD, Robson Oliveira, ressaltou a aproximação do governo com os contribuintes. "Essa ação mostra que o governo está olhando o contribuinte com bons olhos. Está procurando se aproximar para juntos fazer ações que os dois ganhem", declarou.

Confira cobertura, com imagens da Sefaz Piauí. 








































Fotos: Sefaz Piauí.

CN News By Marcia Cruz
Copyright © 2015 Revista Conexão Nordeste
| Distributed By Gooyaabi Templates