Governadores do Nordeste assinam carta contra fim do Ministério da Cultura
Reunidos em Maceió, governadores fazem Carta a Temer pedindo o retorno do MinC |
Entrando na polêmica sobre o fim do Ministério da Cultura, os nove governadores do Nordeste assinaram, nesta quinta-feira (19), carta se posicionando contra a extinção da pasta. Há uma semana, com o início do governo interino de Michel Temer (PMDB), o MinC foi extinto e incorporado à Educação, com o pernambucano Mendonça Filho (DEM) à frente. Confira!
Leia o documento, que será entregue ao governo federal, abaixo:
“Os Governadores dos Estados do Nordeste, signatários nesta carta, manifestam-se em defesa da integridade do Ministério da Cultura – contra sua extinção e pelo fortalecimento das políticas construídas ao longo de seus 31 anos de existência, com ênfase no Sistema Nacional de Cultura e no Plano Nacional de Cultural, marcos institucionais importantes para construção do pacto federativo entre a União, estados e municípios brasileiros em torno da democratização do acesso aos bens e serviços culturais, bem como do fomento às artes e da preservação e promoção do patrimônio cultural e da memória brasileira em toda sua diversidade”.
Carta foi proposta pelo governador do Ceará
O documento foi proposto pelo governador do Ceará, Camilo Santana (PT), no 4º Encontro dos Governadores do Nordeste, em Maceió. “A cultura é o principal vetor de criação de uma sociedade orientada para a convivência, o sentido de justiça e o respeito às diferenças”, afirmou Santana, aliado de Dilma. O petista esteve com ela em Pernambuco na última visita de Dilma Rousseff (PT) à região antes de ser afastada provisoriamente pelo Senado e discursou a favor do mandato dela.
Apesar de ser a favor do impeachment, governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), também assinou a carta.
Da Redação CN