Circuito da tocha se encerra em Sergipe e segue para Alagoas, onde passará por seis municípios até segunda-feira.
Propriá, "princesinha do Velho Chico", recebeu a tocha olímpica 2016 |
Tocha Olímpica 2016 em Propriá |
Às margens do rio São Francisco, Propriá atrai turistas que buscam se refrescar nas águas doces e esverdeadas da Praia da Adutora. Passeios de canoa e bares rústicos complementam o roteiro. Na gastronomia, o doce de batata é o mais degustado por quem visita o local.
De Propriá para São Sebastião
De um pequeno barco característico de Propriá, a tocha olímpica embarcou nas águas do Rio São Francisco, rumo à Alagoas. O primeiro município alagoano que deu as boas-vindas ao fogo olímpico foi São Sebastião, região que se destaca pelo trabalho artesanal de rendas de Bilro.
Festa para a Tocha Olímpica em São Sebastião (AL) |
Tocha segue o dia por Alagoas
A próxima parada do trajeto é Arapiraca, segunda maior cidade do estado alagoano. A celebração para recebimento da tocha será no Parque Municipal Ceci Cunha - um dos principais atrativos da região. O destino oferece ainda opções de lazer como: a Igreja de São Sebastião - templo religioso mais antigo da cidade, o Lago da Perucaba, o Memorial da Mulher, o Museu Zezito Guedes, o Parque das Arapiracas e o Mercado de Artesanato. Na gastronomia, o bolo de macaxeira e a galinha de capoeira são pratos típicos que merecem ser apreciados.
Na sequência, a tocha segue para São Miguel dos Campos – destino rico em manifestações culturais ao ar livre. Vale conferir as apresentações de folguedos – dança típica dos escravos que viviam na região. A celebração será na Praça de Eventos da cidade.
Tocha chegará a noite em Maceió
Ao fim do dia, a tocha chega para pernoite em Maceió e a festa de celebração será no bairro do Jaraguá, com apresentação de grupos de folguedos e artistas locais.
Maceió é um destino muito procurado por viajantes que buscam o turismo de sol e praia. As praias mais movimentadas Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca. Uma opção por lá, é o passeio de jangada. Já no Pontal da Barra, outro cartão-postal de Maceió: a Rua das Rendeiras, repleta de lojas que vendem o bordado filé, renda rústica feita de fios de algodão coloridos, na forma de xales, toalhas de mesa e blusas. Um pouco mais distante da capital, é possível visitar as praias de Ipioca e Pratagi.
O trajeto por Alagoas continua na segunda-feira (30), passando por Murici e União dos Palmares.
Investimentos
Visando aperfeiçoar as condições dos destinos para bem receber o viajante, o Ministério do Turismo tem investido, nos últimos dez anos, recursos às obras de infraestrutura turística. Nos cinco municípios por onde a tocha passa neste domingo, foram destinados mais de R$ 220 milhões.
Somente para Maceió, o investimento do MTur ultrapassa R$ 180 milhões. A modernização do aeroporto Zumbi dos Palmares está entre os exemplos de obras realizadas na capital.
Revezamento em Alagoas
A chama olímpica passará por seis cidades alagoanas. Para mais informações sobre o tour em Alagoas e pelo Brasil, o Ministério do Turismo produziu um mapa interativo com roteiros e imagens dos destinos.
Diariamente, a Agência de Notícias do Turismo produz matérias a respeito do revezamento e dicas dos destinos por onde a tocha irá passar. No Twitter (@mturismo), o internauta pode acompanhar diariamente a cobertura do revezamento em tempo real.
Da Redação CN, com informações da ANT, do MTur.