Reviravolta nas eleições municipais em Aracaju: em mais uma jogada de mestre, os irmãos Edvan e Eduardo Amorim convidam o deputado estadual Venâncio Fonseca para ser candidato a prefeito de Aracaju. E agora, João?
Deputado Venâncio Fonseca abala a política sergipana em mais uma jogada de mestre (Foto: Marcia Cruz) |
Por Marcia Cruz
Este último fim de semana mudou o cenário político para as eleições deste ano à Prefeitura de Aracaju em mais uma jogada que podemos chamar "de mestre", dos irmãos Edvan e Eduardo Amorim, e do deputado Venâncio Fonseca (a primeira foi na Assembleia Legislativa, no inicio do ano, ao reelegerem a deputada Angélica Guimarães na presidência da ALESE, sem a participação do PT).
Nas pesquisas divulgadas semana passada, sobre as eleições municipais na capital sergipana, João Alves Filho (DEM), ex-governador de Sergipe, aparecia como candidato favorito às eleições municipais deste ano, tendo como vice, provavelmente, o deputado Zeca da Silva (PSC), mais conhecido como Zeca do PT.
José Carlos Machado e João Alves Filho em evento do PSDB, semana passada. Com a reviravolta, e agora João? (Foto: Marcia Cruz) |
Mesmo com o apoio do PSDB, alinhavado pelo amigo José Carlos Machado, a pretensão de João Alves foi severamente abalada com a notícia que o senador Eduardo Amorim (PSC) convidou o colega de parlamento, o deputado Venâncio Fonseca (PP) - que foi o líder de governo na última gestão de João Alves como governador do Estado -, para ser pré-candidato à Prefeitura de Aracaju.
Ao saber do convite, Zeca postou em seu twitter: “Já que Eduardo Amorim convidou o deputado Venâncio, creio que não cabe mais candidatura própria. Meu nome não está mais a disposição”.
Convite confirmado
O convite foi feito ao deputado Venâncio Fonseca no último sábado, 16, na cidade de Boquim pelo senador Eduardo Amorim e pelo deputado federal, André Moura, ambos do PSC. O deputado do PP deverá se reunir na manhã desta segunda-feira, 18 com o presidente do DEM, o ex-governador João Alves Filho quando irá comunicar o convite e a decisão em estar ao lado dos irmãos Edvan e Eduardo Amorim, nas próximas eleições municipais.
Nesta terça-feira, 18, ele terá um encontro com o presidente nacional do Partido Progressista, senador Francisco Dorneles, que apóia a possibilidade da formação da chapa encabeçada por Vênâncio Fonseca, tendo como pré-candidato a vice-prefeito de Aracaju, o deputado Capitão Samuel Barreto (PSL).
Venâncio está certo
De acordo com o jornal Cinform que saiu nesta segunda, uma fonte ligada a João Alves disse que se Venâncio for candidato, com o apoio dos Amorim, não estaria fazendo nada de errado contra o amigo de militância do DEM. Segundo essa fonte, João sempre se utilizou de Venâncio para defender os interesses dele, seja como governador ou como oponente, mas nunca deu chance alguma em projetos políticos maiores, como disputar o Senado ou algo parecido.
Senador Eduardo Amorim diz nunca procurou João Alves Filho para fechar apoio às eleições municipais de Aracaju, nem João a ele, e que contam com 240 pré-candidaturas a vereador somente em Aracaju |
Eduardo Amorim diz que nunca houve acordo com João Alves
Ao Cinform, o senador Amorim também disse que, da parte dele, nunca houve qualquer tratativa com João Alves Filho sobre apoiamento à candidatura dele a prefeito de Aracaju. "Eu nunca conversei com o doutor João Alves sobre isso. Nunca o procurei e nem ele a mim", completou.
No bloco, dos cerca de 10 partidos, os irmãos Amorim dizem que contam com 240 pré-candidaturas a vereador de Aracaju, prontas para registrá-las até o dia 5 de julho.
Nas últimas eleições ao governo, Eduardo Amorim foi campeão nos votos, tendo mais votos, inclusive, do que o governador reeleito, Marcelo Deda (PT), tornando-se uma grande liderança política no Estado.
Com esta nova parceria dos irmãos Amorim com Venâncio Fonseca, sem dúvida, o cenário político sergipano foi abalado, bem como as pretensões eleitorais de João Alves Filho à prefeitura de Aracaju.
Aguardemos os fatos!
Marcia Cruz
marciacruz@conexaonordeste.com.br